sexta-feira, 4 de julho de 2014

#Sexta Florida

#Sexta Florida

{JULHO}

Angélica, Crisântemo, Orquídea, Tulipa


Perfumadas, elas encantam pelas formas delicadas e singelas, veneradas no mundo todo, principalmente entre os meses de verão e outono, época de floração da espécie bulbosa. Saiba como plantar a flor angélica


TEXTO: Kênia Honda FOTOS: Shutterstock | Adaptação web: David Pereira

Saiba como plantar a flor angélica | FOTO Shutterstock
Originária do México, a angélica (Polianthes tuberosa L.) é uma espécie bastante ornamental, encontrada em duas versões: com flores simples ou dobradas. Sua haste longa e estreita dá origem a um aglomerado de flores brancas ou levemente rosadas. Segundo a engenheira agrônoma e paisagista Marina Tomioka, no país de origem é encontrada também na cor vermelha. A espécie bulbosa, ou seja, com raiz subterrânea em formato de lâmpada, tem sua floração entre os meses de verão e outono. Após esse período, as folhas iniciam a seca e o bulbo entra em estado de dormência, para voltar a florir em uma próxima temporada. Sem empecilhos para seu cultivo, a angélica requer apenas manutenção, como qualquer espécie vegetal. Atenção com as regas e quanto ao aparecimento de pragas e ervas daninhas, que devem ser eliminadas, são alguns dos cuidados básicos. “A ausência desse zelo pode causar crescimento desordenado ou perda das mudas”, explica Marina.
Saiba mais características da espécie e plante angélica em sua casa.

CULTIVO


Os bulbos devem ser plantados em solos bem drenados e com boa incidência de sol. Depo-site-o, com a ponta mais fina para cima, em covas de 5 cm de profundidade com espaçamen-to de 10 cm entre si.

MANUTENÇÃO

Marina recomenda regas frequentes, mas alerta quanto ao excesso de água. “O exagero na irrigação pode causar o aparecimento de doenças foliares e ataque de lesmas”, explica a engenheira agrônoma.

As angélicas compõem muito bem canteiros, maciços e até vasos em áreas de sol pleno  | FOTO Shutterstock
ADUBO

As adubações podem ser orgânicas ou minerais. “Os fertilizantes minerais requerem mais cuidado para evitar excesso de crescimento vegetativo e pouca flor”, aponta Marina, que indica a formulação NPK 04-14-08.

FLORAÇÃO

O ciclo completo entre o plantio e a colheita leva em torno de seis meses, dependendo da condição climática. Cada bulbo solta uma haste de flor ao ano, que pode ser observada entre o verão e o outono.

CURIOSIDADE

No México, a angélica era cultivada pelos astecas, que extraíam seu óleo essencial e utilizavam para dar sabor ao chocolate. Atualmente, sua essência é usada com frequência na fabricação de perfumes.

USO

As flores exalam um perfume agradável e, por simbolizarem a pureza, são muito utilizadas na decoração de cerimoniais. Em alguns países asiáticos, a angélica pode até ser consumida como hortaliça em sopas.

Nenhum comentário: