terça-feira, 25 de março de 2014

{Isso é muito SÉRIO}

Por que as pessoas tem costume de ficar tirando fotos dos outros e  qual o interesse? Sem motivos e sem pelo menos perguntar se a pessoa aceita tal brincadeira de "mal gosto".
Fuçando pela  net, que é o que mais faço e,é aqui que aprendo muita coisa mesmo, até por que faço cursos online e busco o conhecimento para o meu bem,olhem o que eu encontrei. O negócio é muito sério!
Não tenho vergonha em dizer que não gosto de tirar fotos, eu tiro, só  que não me importo  quando  há motivos/propósitos como: trabalho, festas,evento em família...não gosto mesmo de ficar tirando fotos de tudo, da minha vida pessoal e colocando na internet ou usando de tal recurso para fazer com outras pessoas. 
#PRIVACIDADE NÃO É COISA DE OUTRO MUNDO
Agora ser alvo de brincadeira de mal gosto,#EUNÃOGOSTOMESMO
Uma pessoa que faz isso,qual a intenção dela?
Fica a pergunta!
Fuçando aqui,encontrei!!!

Mas não pode. Nossa lei é clara a respeito. A imagem de uma pessoa pertence àquela pessoa e não pode ser usada sem autorização do retratado. Ademais, o inciso X do art. 5o da Constituição não protege apenas a imagem: ele protege também a privacidade. Diz ele que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.


O direito de imagem é um direito fundamental e individual: minha imagem me pertence. Você não pode se utilizar dela, com ou seu fim de lucro, da mesma forma como não posso me utilizar de sua imagem. Ao menos não sem sua permissão.


Em todos esses casos, a lei diz que quem viola a privacidade ou de qualquer forma causa uma perda ou dano moral ao retratado ou reportado passa a ser responsável por tais danos e responde, financeiramente, por eles. O próprio inciso X diz que é “assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”. E o art. 20 do Código Civil diz que “a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se destinarem a fins comerciais.”








Allê Monteiro


Nenhum comentário: