sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio

Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais.

1. Inclusão no Brasil e Educação especial na escola regular
João Guilherme dos Santos, aluno com deficiência física, com seus colegas da Unidade Integrada Alberico Silva, em São Luís.

O esforço pela inclusão social e escolar de pessoas com necessidades especiais no Brasil é a resposta para uma situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno desenvolvimento. Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro abrigava dois tipos de serviços: a escola regular e a escola especial - ou o aluno frequentava uma, ou a outra. Na última década, nosso sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem.
A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos.
A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo para a construção da cidadania, deve ser incentivado.
Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a todas as crianças.
Preservar a diversidade apresentada na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do educando.
Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade. Trata-se de equiparar oportunidades, garantindo-se a todos - inclusive às pessoas em situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. (CARVALHO, 2005).


http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/palavra-especialista-desafios-educacao-inclusiva-foco-redes-apoio-734436.shtml

2 comentários:

Beatriz Paulistana disse...

Boa noite Allê!!!
Inclusão no papel é fácil.
Difícil é na prática.
Salas lotadas, profissionais que tem que fazer múltiplos papéis, vagas insuficientes para alunos com necessidades especiais...leis que só funcionam no papel...me dá tristeza só de pensar...trocaria um salário melhor por melhores condições de atendimento as crianças em especial nas escolas públicas. #fato.
E quanto ao seu blog está lindo. O meu quero mudar algumas coisas...mas demora até que aprendo. rsrsrs Agora fiz um para a filha que também quer ser blogueira...vamos que vamos...
Feliz e Abençoado Domingo!!!
Bjokas...da Bia!!!

Allecoruja disse...

É verdade que a inclusão no papel é muito lindo,sou professora e dou aula para alunos com deficiência na sala do AEE "Atendimento Educacional Especializado" e confesso que não é nada fácil mas, não podemos desistir!
Quanto ao blog,estou aprendendo,fuçando toda hora,tirando coisas,colocando outras,...para aprender estou fuçando no google!!
Obrigada por achar que está ficando lindinho.
Ah, a minha filhota também tem um blog e ás vezes resolve publicar alguma coisinha...kkkk
Bom final de semana para todos!!
bjssssssss
Allê