terça-feira, 29 de outubro de 2013

10 dicas para viver bem com seu filho adolescente



10 lembretes



O relacionamento entre pais e filhos adolescentes nem sempre é marcado pela harmonia. Discussões, críticas e desentendimentos muitas vezes fazem parte da rotina. “Para melhorar a relação, mantenha um diálogo aberto, sincero, livre de preconceitos e julgamentos”, diz a psicanalista Blenda de Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Confira nossas dicas e melhore a convivência entre vocês:

1. Imponha limites, mas sempre converse e explique os motivos das regras.

2. Crie momentos gostosos, tenha conversas relaxadas e descontraídas. Convide seu filho para andar de bicicleta, fazer compras ou qualquer atividade que possam compartilhar juntos.

3. Sempre que possível, elogie e confie no adolescente, para que ele adquira uma imagem positiva de si mesmo.

4. Incentive-o a participar de esportes, música, arte, dança ou outras atividades que estimulem a autoconfiança.

5. Evite críticas exageradas, por exemplo, em relação à decoração do seu quarto ou à maneira de se vestir. Apenas intervenha se o comportamento de seu filho for prejudicial, ilícito ou violar os seus direitos.

6. Seja flexível. “Se o seu filho é responsável e cumpre com as suas obrigações, reveja as regras e ceda um pouquinho”, orienta a psicanalista.

7. Permita que ele aprenda com suas próprias experiências e erros, para que saiba assumir a responsabilidade sobre suas decisões e ações. No entanto, interfira caso ele pretenda fazer algo perigoso ou ilegal.

8. Mantenha distância quando o adolescente estiver mal-humorado. Deixe-o tranquilo e respeite sua intimidade.

9. Evite que seus próprios problemas e pressões do dia a dia acabem prejudicando o relacionamento com seus filhos. Observe-se, cuide-se e, sobretudo, evite o estresse.

10. Dê o exemplo. “A educação dos filhos não se dá pelo que é falado, mas, sim, pelas atitudes e pela coerência entre o que é dito e o que é feito pelos pais”, explica Blenda.

Portal Vital

Allê Monteiro

2 comentários:

Zizi Santos disse...

Oi Allê
ótimas dicas para viver bem com o filho adolescente!
faz um longo tempo que meus filhos cresceram, mas lembro de alguns momentos
algumas coisas funcionam bem e outras nem tanto
eles sempre tem um lado oculto, que sempre o melhor amigo é quem sabe
por mais que sejamos amigos, sempre tem um ladinho que fica lá guardadinho
e não contam
Sempre fui amiga deles e mãe presente. Mas tivemos os momentos críticos também. Depois deu tudo certo e hoje eles riem dos acontecimentos.
beijos e uma linda tarde
Zizi

Allê Monteiro disse...

Estou vivendo esse momento de filhos adolescentes, as minhas adoções foram para crianças maiores, o que sempre sempre quis,desafio...o que ganhei há dois meses tem 15 anos e o irmãozinho 10, a Dani que tbm é irmã bio.por parte da genitora com 12 anos e o Wictor Manoel ganhei com 11 e hj tem 13 anos...uma face que precisamos ter jogo de cinturaaa!!!
Vou contar com a sua ajuda...kkkk
Zizi , obrigada pela visitinha!!!
Bjsssssssssssss
Allê Monteiro