quinta-feira, 1 de agosto de 2013

As 10 coisas que toda mãe de menina precisa saber!

1) O mundo é cor-de-rosa!
Com raras excessões, essa será a cor que sua pequena escolherá em tudo que puder! Estudos feitos pela neurocientista Anya Hurlbert, dizem que essa preferência de cor tem origem nos nossos ancestrais. As mulheres preferem o rosa e afins porque colhiam frutas nos tons avermelhados. Enquanto os homens prefererem o azul porque representava um bom dia para a caça. Interessante, né?!


2) Meninas amam elogios!
Que meninas/mulheres amam ser elogiadas, todo mundo sabe! Mas é importante saber que enfatizar as aparências pode tornar sua pequena bebê uma menina insegura e com a auto-estima baixa. Especialistas dizem que o foco do elogio deve ser o seu esforço, sua tomada de decisão, sensibilidade, perseverança, independência, alegria ou qualquer coisa do gênero.

Esse é um trabalho difícil!!! Afinal, toda mãe quer dizer para sua filha que ela é linda toda hora!!! O desafio é elogiar na medida certa, sem dar foco somente na aparência!  Eu já percebo que com apenas 1 ano e 10 meses, minha filha já entende, reage e gosta de elogios!


3) As meninas nem sempre precisam “ganhar” o jogo!
Quem nunca ouviu os pais falando: “Deixa ela ganhar, ela é menina!”. Confesso que eu até me aproveitava desse tipo de situação quando era criança. Mas, na maioria das vezes, me sentia inferiorizada porque me achava capaz de ganhar a competição e eu era sempre vista como a “café-com-leite”! Até que, aos poucos, fui ganhando meu espaço com meus três irmãos!

A verdade é que nós, pais, devemos ensinar e estimular nas nossas princesas a competição saudável, encorajando a vontade de vencer e valorizando também as derrotas. “Só ganhar constrói confiança, mas saber perder, constrói caráter!”


4) Tal mãe, tal filha…
É impressionante como as pequenas nos copiam! Minha filhota está nessa fase e quer fazer tudo o que eu faço! Pega meu pincel de maquiagem e passa no rostinho dela, veste minhas roupas… Tenho percebido que isso está aumentando cada vez mais e estou adorando!

Especialistas afirmam que isso ocorre porque a mãe é a primeira modelo feminina e a relação primária no desenvolvimento da pequena, por isso ela admira e quer imitar essa figura tão importante! Portanto, mamães, cuidado com o que fazem e com o que falam, pois tem sempre uma princesinha a espiando e pronta para lhe copiar!


5) Meninas precisam ser ouvidas!
As pequenas têm uma necessidade maior de falar do que os meninos! E precisam ser ouvidas! O Ph-D Lawrence Cohen, citou uma teoria interessante que diz que, quando não deixamos as meninas falarem, elas não só param de nos ouvir, como também param de refletir e pensar. Mas, se as ouvirmos, elas terão que pensar sobre o que estão dizendo e tendem a a refletir mais.

Aprender a ouvir é uma tarefa difícil: é mais fácil falar do que fazer! Mas, é fundamental manter sempre um diálogo aberto e saudável e, principalmente, escutar as nossas garotinhas! Escutá-las, certamente, fará um bem danado para a sua auto-estima e nos fará conhecer melhor as nossas meninas.


6) Ambiente seguro e amoroso, é disso que elas gostam!
Meninas não gostam de gritos, não gostam de brigas, não gostam de broncas! Meninas são meigas e gostam de harmonia. Alguns estudos mostram que, a maioria das mulheres de sucesso, cresceram numa casa ou ambiente com adultos, seguros e amorosos, onde elas pudessem conversar e expressar suas ideias.

Aqui em casa, a minha filhota é do tipo que fica super magoada se leva uma bronca. Ela fica chateada de verdade! Parece até que fica triste com ela mesma por ter feito algo que não agradou. Mesmo quando o José leva uma bronca, ela fica superpreocupada. Já ele, depois de cinco segundos, nem lembra mais!


7) As meninas são mais emotivas!
Realmente, eu não conheço nenhum homem que chora mais do que uma mulher! Mulheres choram por tudo (eu pelo menos choro, ahahaha)! Desde comercial de televisão até filme-desastre, TUDO é motivo!

Isso pode ser bom porque ajudará as pequenas a serem mais expressivas. Por outro lado, pode levá-las ao “drama” negativo. O importante nesse quesito é não as reprimir e ajudá-las a ter uma abordagem positiva, mas realista para a vida. Ajudá-las a aprender a raciocinar e usar o bom senso. Ajudá-las a aprender a ter auto-controle, especialmente quando se trata de humor, afinal, nós mulheres, temos variações de humor de um minuto para o outro, né?


8) Elas amam dançar!
… E cantar!!!! Toda menina tem um pouco de bailarina dentro de si!!! É impressionante como as pequenas adoram uma musiquinha!! Meninas parecem ser mais sensíveis ao som do que meninos e parecem reagir mais a esses estímulos!

Lembro que quando criança, me trancava sozinha no quarto e fingia que era bailarina ou cantora! Muitas perfomances rolavam (hahahaha… que vergonha!!!!) E hoje, muitas vezes vejo minha filha imitando uma bailarina ou dançando  qualquer música que começa… É demais!!!!


9) O instinto maternal existe desde criança!
Parece que as meninas já querem ser mães desde o dia em que nascem! Elas amam dar comidinha, banho, colo e até bronca nas bonecas! Aqui em casa, a minha pequena é quem cuida do irmão gêmeo. Se ele cai, ela prontamente vai ajudá-lo! Se ele leva uma bronca, ela fica com cara de preocupação do lado dele. É ela quem leva a água, o brinquedo, o casaco, o sapato… Tudo para ele! Não é para morrer de orgulho?


10) Elas serão suas amigas, conselheiras e companheiras para o resto da vida!
Como é gostoso ser mãe de menina (e de menino também, rsrs)! Meninas são carinhosas, meigas e nossas defensoras! Para elas, nós somos a referência mais importante! Nós teremos uma amiga e confidente para a vida inteira! Ter uma relação saudável e de confiança com sua filhota significa que vamos participar e nos emocionar com os momentos mais mágicos das nossas vidas novamente! Isto é muito especial e somente nós, mulheres, sabemos como é!

Enfim, meninas são… meninas! E como meninas precisam ser cuidadas, respeitadas, amadas e acolhidas em um ambiente saudável e seguro para crescerem mulheres confiantes, independentes e melhores!




Nenhum comentário: